Pesquisar

sexta-feira, 15 de novembro de 2013




   ONDE O RIO É MAIS VERDE...




Em suas andanças de lazer, o fotógrafo DANIEL MARQUES consegue, sob suas lentes, mostrar detalhes interessantes e desapercebidos pormenores da  mais eclética e imponente área verde da cidade do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies, brasileiras e estrangeiras, algumas delas ameaçadas de extinção. O local abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, além de um importante centro de pesquisa, que inclui a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes. 

O ar puro e a tranquilidade tornam o local o ambiente ideal para escapar da loucura urbana. Existem no Jardim Botânico diversas trilhas e todas elas dão em algum lugar interessante. É comum ver dezenas de micos brincando nas copas das árvores, principalmente pela manhã. Os mais acostumados com o parque, aconselham a não passar debaixo das jaqueiras porque se alguma daquela frutas cair em cima de você, já era!....O Jardim Botânico é uma opção de lazer ideal para as crianças. Além de terem o privilégio de ter o contato com borboletas, pássaros, insetos e alguns pequenos animais que habitam o parque e de conhecer as mais diversas plantas, há um espaço exclusivo para elas, um parquinho com banheiro infantil e um quiosque com cardápio próprio para a turma miúda. 



O Jardim, além de lindo e sossegado, tem um policiamento constante e se revela como um lugar onde se pode ter um ar fresquinho se a temperatura do Rio de Janeiro estiver muito alta pois as árvores e suas sombras fazem do local um oásis dentro do Rio de Janeiro. Ali se pode examinar as árvores nativas da Mata Atlântica, como o Pau-Brasil e o Jacarandá. O orquidário e o viveiro de cactus e bromélias também são interessantes. No local, os visitantes podem encontrar  obras de arte do tempo do império, como esculturas, chafariz, o Solar da Imperatriz e outras peças interessantes. O Jardim Botânico é na realidade um programa imperdível para toda a família. Foi tombado pelo
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pela sua importância histórica, cultural, científica e paisagista.
 Eis uma rápida mostra do passeio fotográfico de Daniel Marques pelo Jardim Botânico da cidade do Rio de Janeiro. Queiram desfrutar suas delícias:

Luiz Carlos Lourenço
fotos: Daniel Marques(daniel_marques@aol.com)